quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Estudo divulga perfil de usuários de redes sociais

Partindo da compreensão polissêmica da definição de informação, aporta para o processo cognitivo informacional através do reconhecimento das necessidades informacionais, desencadeadoras das ações de busca e uso da própria informação. Desse modo, usar informação é trabalhar com a matéria informação para obter um efeito que satisfaça a uma necessidade de informação do usuário.
Um estudo realizado pela Anderson Analytics revelou a demografia e a psicografia dos usuários de redes sociais no FacebookMySpace e Twitter. O objetivo final era de fornecer informações sobre os interesses dos usuários e hábitos de compra relacionados à sua rede escolhida. O resultado final é uma visão detalhada dos perfis e hábitos dos usuários das redes sociais na web atualmente. Aprofundaremo-nos detalhes sobre as redes específicas estudadas.

Facebook

   Os usuários do Facebook são mais velhos e melhores de vida. São mais propensos a serem casados (40%), caucasianos (80%) e aposentados (6%) comparando com os usuários de outras redes sociais. Eles possuem a segunda maior média de renda (US$61.000 ao ano) e uma média de 121 conexões. Em geral, não há uma área de interesse para este grupo de redes sociais. De 45 categorias, as de notícias nacionais, esportes, exercícios, viagens, casa e jardim ficaram ligeiramente superiores ao resto. Isto é provavelmente por esta rede ter a maioria dos usuários, além de conter um elevado número de usuários dentro de cada área demográfica. Os usuários do Facebook também são extremamente fiéis: 75% dizem que o Facebook é o site favorito e 59% dizem que aumentou o seu uso nos últimos 6 meses.

MySpace

   Os usuários do MySpace são jovens a cada dia que passa possui menos usuários. Mesmo aqueles participantes que afirmaram utilizar o serviço disseram que tem usado cada vez menos o site nos últimos 6 meses. Os usuários desta rede social estão mais interessados em se divertir, especialmente nas áreas de amizades, humor e vídeo games. Eles são os que menos se interessam por exercícios. Curiosamente, apesar de que a maioria dos usuários é jovem, eles procuram informações de famílias mais do que os usuários de qualquer outra rede social. O rendimento médio do usuário do MySpace é o mais baixo (US$ 44.000). Eles são mais suscetíveis a serem negros (9%) ou hispânicos (7%), serem solteiros (60%) e estudantes (23%).
Twitter
Os usuários do Twitter são mais propensos a terem empregos de meio horário (16% sendo que a média é 11%) e têm renda média de US$58.000. O usuário comum do Twitter possui 28 seguidores e segue 32 pessoas. O grupo do Twitter está especialmente interessado em notícias, restaurantes, esportes, política, finanças pessoais e religião. Eles também estão por dentro da cultura pop, sendo na música, cinema, TV e adoram um ranking. Seus interesses refletem em seus hábitos de compras, já que são mais propensos a compra de livros, filmes, sapatos e cosméticos. Porém, este grupo não é tão leal à rede: 43% disseram que poderiam viver sem o Twitter (fev/2010). Um estudo realizado pela Pew Research Center focado nas redes socias revelou que cerca de metade dos usuários do Twitter não lêem as mensagens publicadas por outros usuários por eles seguidos. Em números, são cerca de 41% os usuários que nunca ou raramente lêem conteúdos publicados por terceiros. Já os usuários que verificam posts alheios pelo menos uma vez por dia constituem 36%. Seria este o ponto em que as redes sociais deixam de ser, efetivamente, sociais?O mesmo estudo revelou ainda que 8% da população norte-americana utiliza o Twitter, sendo que 2% o fazem de forma recorrente, ou seja, o tempo todo sem parar. Quanto o assunto é o que pode rolar nas mensagens em 140 caracteres, os usuários publicam, em sua maioria, mensagens relativas à vida pessoal (72%) e ao trabalho (62%).

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