Livros



A Indexação de Livros
A Percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias
Mariângela Spotti Lopes Fujita (org).

Sinopse

Por que é importante investigar a indexação durante a catalogação? A resposta é que, por meio de tal procedimento, é possível conhecer as realidades de bibliotecários e usuários. A pesquisa apresentada neste livro se destaca por dois motivos: trata-se de um trabalho coletivo, com objetivos, fundamentação teórica e metodológica comuns; adota uma abordagem sociocognitiva que não só evidencia a tarefa de indexação de assuntos na catalogação de livros por catalogadores, como também privilegia e entrelaça as diferentes visões dos usuários do catálogo, discentes, docentes, pesquisadores, bibliotecários de referência e dirigentes de bibliotecas - grupos que fazem parte do contexto sociocognitivo dos catalogadores, pois são usuários dos resultados da tarefa que realizam. Esta é uma obra de referência para os profissionais de biblioteconomia.

Avaliação de Coleções e Estudo de Usuários
 Nice de Menezes Figueiredo

Sinopse

O estudo de usuários é o levantamento das necessidades de informação dos usuários, de sua satisfação, através da investigação. Estudo de usuários reflete em pesquisar e investigar o que o usuário procura na biblioteca, as necessidades deste e quais os pontos fortes e deficiências da biblioteca na opinião dos usuários para a adequação e melhoria dos serviços prestados.

Usuários de la Información
formación y desafíos 
Rosa Emma Monfasani - Marcela Fabiana Curzel

Sinopse

Falar sobre o estudo dos usuários da informação e sua formação é recorrer a um longo caminho de décadas atrás, fato que pode se confirmar pelo que a literatura especializada tem publicado sobre este fenômeno. A história que marca o início da atenção a esta questão pode ser colocada com a consideração que mencionam as autoras deste livro para determinar que, a formação dos utilizadores da informação tem sido uma tarefa das bibliotecas desde que se tornaram depósitos de conhecimento e cultura.
Desta maneira, surgem os bibliotecários, com a inquietude de executar estudo de usuários já que constituem um instrumento de valor para o planejamento das atividades de serviço e produtos fornecidos pelos sistemas de informação.
Nesta obra,  que analisa e descreve a importância na formação dos usuários, é interessante observar como se entrelaçam diversos conceitos relacionando todos eles com os estudos de usuários.

Manual de estudios de usuarios
Elias Sanz Casado

Sinopse

Se estudam, em detalhes, os distintos tipos de usuários, sua evolução, história e suas necessidades, analisando-se mais definidamente o caso do pesquisador e do docente, e as necessidades de que os serviços se adaptem aos mesmos.

O Usuário e o Desenvolvimento de Sistemas
Luciano Prado Reis Nascimento

Sinopse

As limitações das metodologias tradicionais têm sido suavizadas pela adoção de metodologias de software, que se baseiam na idéia da participação contínua dos usuários no desenvolvimento do novo sistema, evitando, assim, problemas futuros, pois são os usuários que detêm o conhecimento especializado do seu trabalho, e não os analistas.
A comunicação é fundamental para o desenvolvimento e construção de um sistema de alta qualidade, devendo-se buscar o encurtamento da distância existente entre analistas e os usuários do sistema, evitando, dessa forma, que o desenvolvimento do sistema se torne complexo e incerto. O entendimento das necessidades do usuário pode definir o sucesso ou fracasso do projeto. Isto demonstra a verdadeira importância da integração do usuário ao desenvolvimento de software e sua relação direta com a qualidade, já que a qualidade de software é o grau pelo qual os requisitos dos usuários serão satisfeitos pelo sistema

Seguidores